sexta-feira, 10 de maio de 2013

Rede de TV PBS: "Pacientes que tomaram Propecia tem sofrido horrivelmente."



Tradução:
Repórter - Quando fez 40 anos, um homem que chamaremos de John Davis fez um implante capilar. Seu médico sugeriu que ele tomasse Propecia para preservar o cabelo entre o implante. Davis não quis seu nome real usado nessa reportagem. Dois meses após começar a usar o Propecia, Davis ficou extremamente deprimido, sem conseguir saber o porquê.
Davis - Não havia nada faltando na minha vida. Eu absolutamente não tinha nenhuma razão para estar deprimido. Mas ainda assim eu estava caindo na maior depressão que se possa imaginar. Não fazia nenhum sentido.



Repórter - Davis não quer que seu nome real seja usado porque ele passou a sofrer de problemas sexuais. Sua esposa perguntou o que estava errado. Davis não sabia. Ele visitou vários terapeutas e médicos especializados. Ao longo dos anos, o residente de North County tomou seis diferentes anti-depressivos e nada ajudou. Então Davis descobriu um site chamado PropeciaHelp.com . É um forum para homens que sofreram efeitos colaterais com o Propecia. Aquilo chamou a atenção de Davis e após 4 anos tomando Propecia, ele resolveu parar. Foi aí que as coisas realmente pioraram. Meu sistema endócrino teve um crash. Os hormônios pareciam estar fora do equilíbrio, o que estava me causando um comportamento errático - pensamentos descontrolados, emoções incontroláveis, choro, por semanas, meses...
Repórter - Davis começou a ter acessos de raiva e descontou isso nos amigos, na esposa e nos filhos.
Davis - Era meu objetivo na vida ser o melhor pai que eu pudesse ser, e ver isso escorrer pelas mãos, escapar... (choro) eu não tenho como consertar isso.
Repórter - O FDA tem acumulado reclamações de homens que tomaram Propecia. A agência diz que os efeitos colaterais incluem depressão, problemas sexuais incluindo disfunção erétil. O FDA diz que reviu 421 casos de usuários do Propecia. Nesses casos, 14% continuaram a ter esses efeitos mesmo 3 meses após parar de tomar o remédio. Como resultado, no ano passado o FDA fez um requerimento para que o Propecia tivesse uma bula mais explícita no sentido de alertar os usuários. Os efeitos colaterais do Propecia são chamados de Síndrome Pós Finasterida (substância ativa do remédio). A Síndrome tem sido objeto de estudo de encontros médicos e inúmeros de processos judiciais. O terapeuta sexual Douglas Brown-Harvey diz que alguns dos seus pacientes tem sofrido horrivelmente por causa do Propecia.
Douglas Harvey - Isso é terrivel. As pessoas pensam que estão tomando uma decisão razoavelmente benigna: 'Ok, eu não gosto do meu cabelo caindo, vou tomar esse remédio.' Parece uma decisão óbvia. E eles estão completamente desavisados da devastação. 
Repórter - Brown-Harvey diz que uma das piores coisas é a incerteza. 
Douglas Harvey - Os homens não sabem se vão recuperar sua função sexual ou não... Eles tem que parar a medicação e esperar para ver, ao longo do tempo, como seus corpos vão se recuperar. Você pode imaginar o quanto isso é aterrorizante?
Repórter - Uma das maiores autoridades em problemas sexuais em San Diego é o Dr Irwin Goldstein. Ele é presidente do Instituto de Medicina Sexual. Goldstein suspeita que existam muitos homens que tomaram Propecia que tem vergonha de assumir que tiveram um problema. Ele diz que já atendeu dúzias de pacientes nessa situação. Goldstein diz que a falta de libido é a queixa número um. 
Dr. Goldstein - Esses homens veem alguém do sexo que lhes atraem. Intelectualmente eles sabem que era para estarem excitados por essa pessoa, mas não estão. Essa pessoa podia ser um carro, uma árvore, uma ponte, uma montanha... Não causa nada olhar para a pessoa. Eles querem ficar excitados, mas o corpo não responde. É uma forma muito frustrante de perda de libido, provavelmente ligada a uma mudança cognitiva. Porque esse remédio tem a habilidade de mudar a bioquímica no cérebro. 
Repórter - Dr. Goldstein diz que a maioria dos médicos não sabe dos problemas causados pelo Propecia. Então eles não alertam os pacientes que eles podem perder o desejo sexual. 
Dr. Goldstein - Eles não são alertados sobre esses efeitos. Talvez eles são alertados que existem efeitos sexuais temporários que seriam raros, mas é o máximo de alerta que eles recebem.
Repórter - O fabricante do remédio, Merck, recusou participar dessa reportagem. Numa declaração por escrito, a Merck defende o Propecia e diz que milhões de homens tomaram o remédio desde que ele foi introduzido no mercado em 1997. 
Isso não consola Bob Webb de 46 anos - também não é seu nome verdadeiro. Ele tomou Propecia por 4 anos para combater a queda de cabelo. Webb diz que, não só a droga foi ineficiente no seu caso, mas causou problemas sexuais terríveis. Webb diz que aceitou ser entrevistado, para passar um alerta. 
Bob Webb - Posso não poder fazer nada por minha situação hoje, mas provavelmente existem muitos homens por aí considerando o uso desse remédio. Minha mensagem para eles hoje é: Não façam isso.
Repórter - Eu sou Kenny Goldman, para a KPBS. 



3 comentários:

  1. Eu acho muito estranho uma pessoa começar a tomar um remédio, acompanhar com dermatologista, com urologista e ninguém, nem a pessoa que está tomando a medicação, muito menos dois profissionais especializados em medicina, não desconfiar de nada.. sendo que a bula avisa, e sempre avisou, dos efeitos hormonais da medicação. O que me questiono é: " Até que ponto vai a responsabilidade da empresa produtora da medicação e onde é o limite da avaliação profissional médica?" Pensem, o cara faz 6 anos de faculdade + 2 a 4 de medicina, é pago para prestar assessoria em saúde e se comporta, ou nos esquecemos, como se a responsabilidade destes profissionais não incorporassem tb a atenção aos efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  2. Também tomei o finasterida por recomendação de dermatologistas a partir de 2002. E também tive problemas depois que parei de tomar e precisei tomar hormonios. O que mais me entristece é que os resultados que esse remedio trouxeram para o tratamento da calvice foram pífios, muito pequenos se comparados aos prejuizos a minha saúde causados pelo mesmo medicamento. Já fazem mais de 4 anos que parei de tomar o remedio e hoje aos 38 anos minha libiro está começando a melhorar. e pasmem, minha calvice não incomoda nem um pouco, até gosto do fato de não pentear o cabelo toda manhã. Hoje tudo que resta sobre esse assunto é a indignação por ter sido iludido, junto a milhares de outros consumidores a comprar um produto inacabado, um produto que não foi testado completamente, um produto cujo único objetivo ao final era enriquecer um pequeno grupo de pessoas. E eu me sinto envergonhado de ter contribuido pra isso ao custo de um pouco do meu dinheiro e muito da minha saúde.

    ResponderExcluir
  3. saludos,
    Comprar medicamento genérico hoje mesmo ao mais baixo preço, se necessidade de gratuita receita e entrega dentro da Europa.
    http://medicineronline.net/

    ResponderExcluir